Capacitação Técnica de nossa equipe! Treinamento de Inversores

Ontem, tivemos a honra de receber em nossas instalações, a equipe da WEG, a maior indústria
brasileira no setor de motores e acionamentos elétricos! Nossa equipe técnica recebeu um treinamento avançado de inversores de frequência em que foi explorado aspectos mais específicos e nas mais diversas aplicações, tais como pontes rolantes, bombas, exaustores, elevadores, etc.
Acreditamos que o treinamento de nosso corpo técnico é a melhor maneira de garantir a qualidade dos nossos produtos finais, melhorando nossa eficiência, além de ficar por dentro do estado da arte em nosso ramo de atuação.
Seria uma grande ironia se vendêssemos treinamentos para as pessoas e empresas, incentivando-os a investirem na sua própria capacitação, buscando melhores resultados e eficiência, se nós mesmos não investíssemos em nossa própria equipe, não seria?
Num momento de crise, é a oportunidade certa para investir em seu próprio conhecimento, para que, quando o mercado volte a ativa, você esteja preparado para encarar os novos desafios que virão.

O que é um inversor de frequência?

Por Lucas Lino, técnico da Digel Elétrica Ltda.

Um inversor de frequência nada mais é do que um equipamento eletrônico capaz de variar a velocidade de giro de motores elétricos trifásicos.

O nome “inversor de frequência” é dado pela sua forma de atuação, mas para entendermos melhor isso, precisamos saber como funciona um motor trifásico.

Motor elétrico de indução trifásico:

O funcionamento de um motor elétrico de indução trifásico, embora altamente eficiente, é muito simples. Ele apenas “imita” a frequência da rede onde está ligado. A frequência da rede de corrente alternada é a quantidade de vezes que ela alterna por segundo e é através da unidade Hertz (Hz), ou seja, uma rede de 60Hz alterna 60 vezes em um segundo. Essa tensão oscilante passa pelas bobinas do motor e forma um campo giratório e o motor tende a segui-lo, então, quanto mais alta for a frequência, mais rápido será esse campo e mais rápido o motor tenderá a girar.

O inversor de frequência tem como principal função alterar a frequência da rede que alimenta o motor, fazendo com que o motor siga frequências diferentes das fornecidas pela rede, que é sempre constante. Desta forma podemos facilmente alterar a velocidade de rotação do motor de modo muito eficiente.

O uso de inversores de frequência é responsável por uma série de vantagens, dependendo dos modelos oferecidos pelos fabricantes, são unidas a capacidade de variar a velocidade com controles especiais já implantados no equipamento. Esses controles proporcionam além da total flexibilidade de controle de velocidade sem grande perda de torque do motor, aceleração suave através de programação, frenagem direta no motor sem a necessidade de freios mecânicos além de diversas formas de controles preferenciais e controles externos que podem ser até por meio de redes de comunicação. Tudo isso com excelente precisão de movimentos.

Além destas vantagens, os inversores ainda possuem excelente custo-benefício, pois proporcionam economia de energia elétrica, maior durabilidade de engrenagens, polias e outras transmissões mecânicas por acelerar suavemente a velocidade.

A possibilidade de eliminar reduções mecânicas do projeto também é possível, assim mais economia será possível.

Digel, Elétrica LTDA. O que é um inversor de frequência? Disponível em: <http://www.digel.com.br/novosite/index.php?option=com_content&view=article&id=70:como-funciona-um-inversor-de-frequencia&catid=42:tecnicos&Itemid=69>. Acesso em 24 de agosto de 2016.

Sigam-nos os bons!

→ Facebook: https://facebook.com/TreinarServicos/
→ YouTube: http://youtube.com/TreinarServicos/
→ Instagram: http://instagram.com/treinarservicos
→ LinkedIn: https://linkedin.com/company/treinar-serviços
→ Twitter: http://twitter.com/treinarservicos

Posts relacionados

1 comentários

  1. Parabéns a WEG pelo treinamento e a Treinar pela iniciativa! O curso foi rápido, porém muito proveitoso!

    ResponderExcluir